sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A história do jet sky...


O produto Jet Ski é marca registrada da Kawasaki, uma das fábricas que produzem embarcações do tipo moto-aquática. Assim como a marca "Gilete", que passou a denominar qualquer tipo de lâmina de barbear, o Jet Ski se tornou denominação para moto-aquática.

O primeiro Jet Ski do mundo foi concebido pela Kawasaki Motors do Japão. Um dos diretores da empresa solicitou ao departamento de desenvolvimento de produtos que criasse um "brinquedo" a motor para ser oferecido de presente aos melhores clientes de seu estaleiro.

E assim surgiu o Jet Ski. Durante vários anos a Kawasaki foi a única a fabricar motos-aquáticas e só depois de pelo menos 10 anos é que surgiram outros modelos de moto-aquática, produzidos por outras fábricas, tal como Bombardier, Yamaha e Polaris.

Há pelo menos 02 décadas, as pessoas que estavam envolvidas com o Jet Ski, ou seja , pessoas que possuíam as moto-aquáticas, decidiram promover pequenas corridas e gincanas, que acabaram por ser apoiadas pela própria Kawasaki, já que àquela época somente ela fabricava Jet Skis.

Assim, criou-se também a Associação Internacional de Jet Ski (International Jet Ski Boating Association - IJSBA), que passou a cuidar dos interesses das pessoas que possuíam Jet Skis e a promover as competições.

Anos mais tarde, com a entrada de novos fabricantes no mercado, tal como Bombardier e a Yamaha, a IJSBA viu-se obrigada a também abrir a Associação à outras marcas, e assim passou a se chamar Internacional Jet Sports Boating Association.

A sigla IJSBA continuou a mesma, porém a Associação passava a cuidar dos interesses dos competidores e adeptos de moto-aquáticas de qualquer marca e modelo.

A IJSBA atualmente conta com mais de 30 países filiados que divulgam e promovem a modalidade 

esportiva dentro de normas e regras internacionais e uniformes.
Existem três tipos de provas nos campeonatos oficiais que são:

Circuito Fechado

Provas realizada em uma raia similar a uma pista de corrida demarcada por bóias nas cores vermelhas (curvas à esquerda) e amarelas (curvas à direita).

A largada para estas provas é dada simultaneamente, quando os pilotos ficam alinhados lado a lado, quando é disparado o "elastarter". Daí para frente e habilidade pura, e vence o piloto que cumprir em primeiro lugar o número de voltas pré-estabelecidas. Para cada categoria são disputadas duas baterias de aproximadamente 12 minutos.

O número de voltas no circuito é determinado pela direção de prova, levando-se em consideração o nível técnico dos pilotos de cada categoria.

Todas as categorias disputam duas baterias por etapa. O resultado de etapa é dado pela somatória das duas baterias.

O sistema de pontuação é o seguinte:


1º  -  20 pontos
2º  -  17 pontos
3º  -  15 pontos
4º  -  13 pontos
5º  -  12 pontos
6º  -  11 pontos
7º  -  10 pontos
8º  -  09 pontos
9º  -  08 pontos
10º - 07 pontos
11º - 06 pontos
12º - 05 pontos
13º - 04 pontos
14º - 03 pontos
15º - 02 pontos
16º - 01 pontos


Existem diferentes categorias de circuito fechado em função do tipo de embarcação, de suas características físicas e técnicas, além da cilindrada do motor. Os Jet Skis existentes no mercado são então separados em divisões, que por sua vez são separados em categorias dependendo da potência do motor. Assim temo:

Divisão Ski:

Ski Stock: Categoria destinada a pilotos que estão iniciando na modalidade esportiva, ou que desejam participar das competições com Jet Ski originais, como fornecidos pelo fabricante. Devem, nesta categoria, participar com Jet Skis denominados "stand up"(em pé) que possuem o braço móvel. O Jet Ski nessa categoria tem que ser totalmente original, sem qualquer tipo de modificação.

Ski Limited: Destinada a pilotos que tem Jets do tipo "stand up" até 800 cilindradas, o que significa que os motores desta categoria podem sofrer modificações limitadas, de acordo com o regulamento

Ski Superstock: Destinada a pilotos que tem Jets do tipo"stand up" e com ótimo nível técnico. Os Jets inscritos nesta categoria podem ter os motores ilimitadamente preparados até 800 cilindradas.

Divisão Sport:

Sport Stock: Nesta categoria apenas participam Jets do tipo Wave Blaster ou HX que devem ser totalmente originais de fábrica.

Sport Limited: Categoria destinada a pilotos que tenha Jet Skis do tipo Wave Blaster ou HX, sendo que os motores podem sofre alterações limitadas até atingirem 800 cilindradas.

Sport Superstock: É uma categoria intermediária, entre a Stock e Limited e Sport Modified. Nesta categoria tem que ter experiência e pode trabalhar o Jet Ski ilimitadamente, para obter maior velocidade.

Divisão Runabout:

Runabout 800/1200 Stock: Destinadas a pilotos que possuem Jet Skis totalmente originais como fornecida pelo fabricante, e que já possuem experiência suficiente para não serem considerados como novatos.

Runabout 800 Limited: Nesta categoria os motores podem sofrer modificações limitadas e podem ter no máximo 800 cilindradas.

Runabout 800/ 1200 Superstock: Destinadas a Jets com 800/1200 cilindradas. Nesta categoria o piloto tem que ter experiência e pode trabalhar o Jet ilimitadamente, para obter uma maior velocidade.

Freestyle (estilo livre)

Na categoria Freestyle, os pilotos se apresentam individualmente, tendo 02 minutos para demonstrar suas habilidades, manobras, etc., quando um corpo de jurados determina notas de zero à dez para cada apresentação.

O piloto inscrito neste categoria pode utilizar qualquer tipo de Jet Ski com qualquer cilindrada.

A categoria é dividida em Freestyle Estreantes, para pilotos iniciantes, Experts, para pilotos com uma maior habilidade em manobras e Profissional para pilotos muito experientes.

Slalon (prova contra o relógio)

Um circuito de bóias em zigue-zague é montado em um raia à parte do circuito fechado. O slalom é uma prova contra o relógio, onde o piloto tem que realizar o circuito (ida e volta) no menor tempo possível.

Endurance (prova de longa duração)

O Endurance é uma competição de longa duração. Os pilotos participam em duplas, sempre como o mesmo Jet Ski, podendo realizar quantas paradas forem necessárias, para abastecimento, reparos e troca de pilotos.

Os jets inscritos devem ser da classe Runabout. O Endurance é a competição ideal para aqueles amantes da modalidade que gostam de adrenalina, mas não se aventuram em competições de circuito fechado.

Como competir..

Se você tem Jet Ski e esta cansado de praticar sempre no mesmo lugar, sozinho, sem emoção e tem um pouco de adrenalina correndo pelas veias, acho que chegou a hora de competir.

Você não precisa ter medo ou receio: há tres tipos de competição onde você pode se inscrever.Veja aquela que mais se adapta ao seu caso e faça parte da família Jet Ski. Vai ser uma experiência ímpar, que ficará na sua memória para sempre.

A primeira condição para que uma pessoa possa pilotar um Jet Ski é ser habilitado pela Marinha do Brasil, através das Capitanias dos Portos de cada região. No mês de Outubro de 2001, a Marinha do Brasil determinou que menores de 18 anos não poderiam ser habilitados para a pilotagem de Jet Skis (antes disso, a idade mínima era de 16 anos).

Contudo outra portaria da Marinha, mais recente, liberou os menores de 18 anos a participarem das competições, por serem realizadas em áreas demarcadas e isoladas. Isso não quer dizer que esses menores podem treinar nas praias e represas. A concessão é somente para as competições.

Todos os pilotos a ingressarem nas competições de Jet Ski, deverão se filiar à BJSA ou representante estadual.

Se você é menor de 18 anos, porém maior de 16 anos e deseja se inscrever nas competições entre em contato conosco. Se você já é habilitado pela Marinha, basta se filiar, se inscrever na próxima corrida e Boa Sorte!

Documentos pessoais necessários para inscrição em competições


  • Habilitação da Marinha
  • Carteira de Filiado à BJSA
  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Documentos da Embarcação
  • Registro da Embarcação na Marinha
  • Seguro Obrigatório
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