segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como surgiu o rali


A palvra Rally quer dizer reunião, integração, confraternização, já se fazia Rally antes de se imaginar que poderia a palavra se tornar um jogo.
O esporte Rally surgiu em 1814, foi um grupo de amigos que na época já trabalhavam as relações interpessoais e intrapessoais aplicando diversos conceitos em suas atividades e resolveram criar um jogo em que a competição seria inerente a atividade, mas devido a sua temática passaria para segundo plano sem precisar se esforçar para que isso acontecesse.
A invenção do automóvel surgiu apenas em 1869 e a primeira competição de carro foi um Rally em 1874, os organizadores não queriam fazer corrida com medo da velocidade do carro (20km por hora), então se socorreram na idéia do Rally criado em 1814.
Bêni Becker criou o Rally a Pé em 1989, Jipeiro e praticante de Rally automobilístico, fez uma adaptação do regulamento para o trekking. 
O Rali Dakar é a maior competição de corridas em pistas tortuosas do mundo, também uma das mais perigosas, o evento é um de maior 
adrenalina existente no planeta. Alguns acidentes graves acabaram tirando inclusive a vida de participantes tornando a prova um desafio muito perigoso.
Passou a ser classificado como um esporte de caminhada ecológica, praticado por equipes de 3 a 6 pessoas.
Os participantes devem manter-se na velocidade estipulada pela planilha (caminhada). Portanto, adiantar-se ou atrasar-se faz com que a equipe perca pontos.
As velocidades e as dificuldades estão sempre de acordo com o terreno como dos participantes, podendo desta forma ser praticado por pessoas de qualquer idade.
O Rally a Pé de regularidade pode ser considerado um jogo de estratégia.
OBJETIVOS MOTIVACIONAL
Levar às pessoas envolvidas, aspectos de como lidar com o "vazio" que o homem vive hoje, num setting terapêutico diferente, como por exemplo, numa mata, na lama, no rio, no lago, num contexto urbano, ou até no próprio trabalho. São formas de ter um "olhar" diferenciado das situações cotidianas.
Oferecer atividades de lazer voltadas para Empresas com a finalidade de proporcionar uma ressignificação dos papéis de cada indivíduo, de uma forma saudável.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Cálculos, regras, geografia, matemática, lingua portuguesa, história, física e educação fisica, tudo isso em uma única atividade que é por sinal bem complexa e abrangente consegue trabalhar as relações humanas (trabalho em equipe, comunicação, liderança, proatividade, superação, solidariedade), leva a pessoa à sair da zona de conforto e conhecer o novo, uma nova situação abrindo a mente para novos desafios.
Uma mente aberta a novas idéias jamais retorna ao seu estado original.

OBJETIVOS DO ESPORTE
Nosso objetivo é levar o participante para fora do ambiente de trabalho (tira-lo de sua zona de comodidade e deixa-lo exposto) assim, mostrar que o trabalho em equipe, a delegação de poderes, a distribuição de tarefas e as atitudes individuais são importantes para o desenvolvimento.
- Trabalho em equipe;
- Integração de Pessoal entre departamentos e equipes;
- Motivação em grupo e pessoal;
- Manter a regularidade através de cálculos matemáticos;
- Criação e elaboração de estratégias;
-Orientar-se por bússola em um conhecimento geográfico da região;
-Exercitar o corpo na melhor forma existente, que é a caminhada;
-Aprimorar o entendimento lingüístico, pois não entender corretamente o que esta escrito, poderá levar a equipe a cometer erros;
-Trabalhar a concentração e descontração simultânea;
-Criação de novos líderes da mesma equipe na mesma prova;
-Intercambiar tarefas criando estratégias para isso;
-Trabalhar diretamente com o meio ambiente, desde recolhimento de produtos recicláveis como também plantação de árvores quando solicitada;
-Passar por todo tipo de terreno, com obstáculos naturais variados, rios, lama, trilhas, areia, cachoeiras, montanhas;
-Lazer e a diversão dentro de uma competição sadia, já que é impossível uma equipe saber como a sua concorrente esta na prova;

TRABALHO EM EQUIPE:
As equipes devem distribuir funções que podem ser intercambiadas durante a prova e cada um será líder dentro de seu espaço.
As funções são:
- contador de passos;
- calculista;
- controlador do tempo;
- navegador;
- Identificador dos postos.
Equipes com menos integrantes devem acumular funções.
LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO

Matas, parques, shoppings, dentro de empresas, escolas, áreas rurais e urbanas, hotéis e outros, indicamos diversos lugares em todo território nacional e no exterior.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAR

Os praticantes devem estar com trajes próprio de caminhada, sempre uma troca de roupa e as equipes com bússola, calculadora, relógio digital, caneta e prancheta, um para cada equipe - material esse oferecido pelo Rally a Pé na hora do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário