quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A história da NASCAR...


Fundada oficialmente em 1948 por William France e Ed Otto, a NASCAR surgiu com o objetivo de unificar as diversas corridas de stock car (carro de produção) realizadas nos país e criar um campeão nacional americano. Como boa parte das primeiras provas eram disputadas em estradas com más competições, surgiu a necessidade de modificar os carros de linha para que eles tivessem mais durabilidade e oferecessem mais segurança aos pilotos.
Assim, os stock cars da NASCAR hoje são completamente modificados em relação a um carro que sai de fábrica e devem atender uma série de requisitos regulamentares. Entre eles estão carrocerias construídas a partir de chapas de aço, motores montados a partir de um bloco nu e chassis projetados com tubos de aço.
Famosa pelo longo calendário e pelas disputas que envolvem muitos acidentes, a NASCAR é dividida atualmente em três categorias nacionais: a principal, chamada Sprint Cup Series; a Nationwide Series, com carros com menos potência; e a Camping World Truck Series, disputada por picapes. Nelson Piquet Jr. e Miguel Paludo participam dessa última série pelas equipes Billy Ballew Motorsports e Red Horse Racing, respectivamente.
Com encerramento previsto para o fim de semana entre 18 e 20 de novembro, a temporada 2012 da NASCAR terá entre 25 e 36 provas, de acordo com a divisão. A torcida brasileira fica na expectativa de que Nelson Piquet Jr e Miguel Paludo se tornem os primeiros competidores do país a conquistar uma prova da categoria e, quem sabe, um dia igualar os feitos dos grandes campeões da NASCAR, como os americanos Dale Earnhardt(sete títulos) e Jimmie Johnson (cinco títulos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário