quarta-feira, 9 de maio de 2012

A historia do basebol...


Uma comissão especial reuniu-se em 1907 nos Estados Unidos da América para determinar a verdadeira data de nascimento do Beisebol. Um ano depois, ela concluiu que Abner Doubleday inventou o jogo na cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, em 1839.
Historiadores desportivos colocaram em dúvida essa decisão, relatando que na Inglaterra de 1700 existia um jogo chamado rounders que funcionava com um conjunto regras em vários aspectos semelhantes às do Beisebol, jogo este que terá sido levado para os Estados Unidos pelos colonos ingleses, sendo aí praticado a partir de meados do século XVIII.
A 23 de Setembro de 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de Nova Iorque, o verdadeiro “pai” do baseball moderno, funda o famoso Knickerbocker Base Ball Club of New York. Escreveu e desenvolveu as primeiras 20 regras, as Knickerbocker rules.
A 19 de Junho de 1846, foi jogada a primeira partida: Knickerbockers contra New York Nine. Os New York Nine venceram os Knickerbockers por 23 a 1. A partir daqui vai dar-se o crescimento do número de clubes, primeiro em redor de Nova Iorque, alargando-se às restantes cidades e estados do norte. E depois ao sul e oeste dos Estados Unidos.
Em 1869, foram fundados os Cincinnati Red Stockings, a primeira organização profissional de Beisebol.
Em 1871, foi fundada a Associação Nacional de Beisebol Profissional.
Em 1874, foi feita a primeira viagem à Europa de uma equipa de beisebol. Na Inglaterra, jogaram-se jogos de Criquete contra equipas locais e jogos de exibição de Beisebol. Todas as partidas, incluindo as de Criquete, foram ganhas pelos jogadores americanos.
Em 1876, foi fundada a National League Professional Base Ball Clubs, a primeira liga de clubes profissionais, com oito clubes participantes.
Entre 1888 e 1889 , ocorreu a primeira digressão mundial de duas equipas. Fizeram-se exibições no Havai, Austrália, Nova Zelândia, Egipto, Itália, França e Reino Unido.
Em 1901, foi fundada a American League Professional Base Ball Clubs, concorrente da National League.
Em 1947, e pela primeira vez, um negro americano, Jackie Robinson, assina contrato profissional (com os Brooklin Dodgers).
Em 1992, o Beisebol, após várias participações como modalidade de demonstração, assume, pela primeira vez, o estatuto olímpico, em Barcelona’ 1992. Cuba vence e a equipe de jogadores universitários, representante dos EUA, têm de se contentar com a medalha de bronze.
Em 2000, houve a primeira participação de jogadores profissionais de Beisebol nos Jogos Olímpicos, em Sydney. A equipa americana ganha a medalha de ouro vencendo na final a eterna rival, Cuba, por 4-0.

História do Basebol
As raízes do basebol são antigas, profundas e internacionais na sua origem.
A Rússia tinha uma versão do basebol, designada por “lapta”, em 1300. Os jogos ingleses, “Cricket” e Rounders”, contribuíram para o surgimento da modalidade e são jogados desde os séculos dezasseis e dezassete, respectivos.
A famosa escritora inglesa, Jane Austen, referiu-se a um jogo de “ base-bola”, jogado no relvado de uma aldeia, no seu romance “ Northanger Abbey”, escrito em 1800.
Os alemães jogavam um jogo chamado “ Schlagball” que era muito parecido com o “ Rounders”. O lançador atirava a bola para um atacante, que batia com um pau e depois tentava correr em circuito de bases, sem ser atingido pela bola na posse da defesa.
Os americanos também tinham uma versão do “Rounders”.
As versões do basebol tiveram vários nomes, tais como: “base ball”, goal ball, round ball ou apenas base.
A primeira narração dum jogo de basebol teve lugar em Ontario(Canadá), a 4 de junho de 1838. O jogo era dividido em innings (entradas) e cada equipa tinha 3 outs (eliminações) por innings.
Em 1845, Catwright, de New York City ficou conhecido como “ o pai do basebol” escrevendo um conjunto de vinte regras padrão para o jogo, onde passou a existir um árbitro.
Este conseguiu criar uma das primeiras equipas conhecidas de basebol, “Knickerbocker Base Ball Club” de New York City.
Em 1876 surgiu nos Estados Unidos a liga nacional de basebol. Em 1877 criou-se a associação internacional constituída por equipas profissionais do Canada e Estados Unidos.
Em 1938 surge a Federação Internacional de Basebol com intuito de organizar competições. Em 1953 foi fundada a Confederação Europeia de Basebol.
Esporte Olímpico desde Barcelona, o Beisebol tem suas raízes na Inglaterra, originado do cricket ou do Rounders inglês, antes de 1700. Folclóricamente credita-se sua origem a Abner Doubleday, em Nova York, cem anos depois. Estudos de Pizzomo, apontaram os pioneiros, como meninos norte americanos que jogavam com bolas de cricket, e bastão em forma de bat, utilizando como "base" duas estacas de 1,25 metro de altura e, efetuando-se out quando o rebatedor era atingido pela bola lançada por um defensor. Não há precisão de datas, mas este fato deve ter ocorrido entre 1.800 a 1.835, marcando o início deste desporto.

Em 1846, foram rascunhadas as regras que regeriam o esporte: nove jogadores "titulares" por time e as quatro bases para percorrer. Mas até 1857, o jogo era limitado em 21 pontos, mudando para 9 innings. Um ano depois nasceu a primeira liga organizada, a National Association of Baseball Players. O profissionalismo nasceu em 1870 e ajudou muito na difusão do esporte. Deste modo, a liga mudou de nome para National League of Profissional Base Ball Clubs. Depois de 1901, a American League se declarou uma liga maior, que abrangeria os campeões da liga Americana e da Nacional. Em 1933 foi criado o All Star Game.

O beisebol então foi levado ao Japão e demais países asiáticos, e chegou em São Paulo através de funcionários norte-americanos de empresas como a Light, a Companhia Telefônica, o Frigorífico Armour e do Consulado dos Estados Unidos. Como era disputado apenas como forma de lazer, foi com a imigração japonesa que o beisebol brasileiro se desenvolveu. Foram criadas ligas (como a Noroeste, Paulista e Sorocabana), ligadas pela ferrovia do café.

Em 24 de setembro de 1946 surgiu a Federação Paulista de Beisebol e Softbol, após reunião com o Coopercotia Atlético Clube, Piratas Base Ball Club e o São Paulo Gigante Base Ball Clube. Com ajuda do Capitão Sílvio Padilha, em 1948, começaram as obras do primeiro estádio de Beisebol de São Paulo, o Estádio do Bom Retiro.

No ano de 1951, realizaram-se os Primeiros Jogos Panamericanos, e o Brasil formou pela primeira vez a sua Seleção Nacional de Beisebol, exclusivamente de brasileiros natos. A partir de 1988, de olho nas olimpíadas de Atlanta, a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), intensificou a preparação dos atletas. Trouxe técnicos japoneses e cubanos para ministrarem clínicas para técnicos brasileiros e jogadores, e promoveu, no Brasil, vários eventos internacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário