quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como surgiu o triathlon........

 
Na região da Grécia, em Lemmos,surgiu o principio do Triathlon. Tudo começou quando Jasão, cansado de ver seu amigo Peleu, um excelente atleta, perder todas as provas de modalidades específicas, instituiu uma competição chamado Pentathlon. Essa competição consistia de cinco provas: Arremesso de disco, Arremesso do martelo, corrida, salto em distância e luta. Peleu venceu a prova e foi coroado o primeiro atleta completo.
É claro que cinco não é três mas aqui foi o nascimento do princípio de uma instituição. Percebeu-se que o valor do atleta poderia ser reconhecida ao final da soma das performances em várias provas.
Etimologicamente “athlon” significa combate, daí o nome triathlon; três combates.
O triathlon foi dissipada pelo mundo através do ironman do Havaí. A primeira prova foi realizada em 18 de fevereiro de 1978, com quinze atletas inscritos e apenas doze completaram a prova, com marcas acima de 11h45m. A partir daí esse esporte começou a crescer em todo o mundo, chegando ao Brasil na década de 80. O triathlon é considerado com “esporte- desafio”. Para melhor definir vamos descrever separadamente o triathlon em : Short Triathlon, Triathlon Olímpico, Ironman. E falaremos da história do triathlon no Brasil separadamente.
 ·        Ironman
 O Ironman nasceu no Havaí como uma aposta louca para se conhecer os limites da resistência humana. Tudo começou em volta das canecas cheias de cervejas na Braseira primo Brewery em Honolulu que fica na Ilha de Oahu, onde estavam reunidos alguns esportistas contando suas proezas em três provas tradicionais da cidade( o Waikiki Rough Water Swin, prova de natação 3.800m; a Around oauhu Bike Race, prova de ciclismo 180Km; e a maratona de Honolulu).
Os esportistas não chegavam a uma conclusão sobre qual era a prova que exigia mais resistência  dos participantes. Um marinheiro americano chamado John Collins lançou então um desafio; Propôs que todos ali fariam as três prova no mesmo dia e o vencedor seria, indiscutivelmente, o mais resistente.
Em qualquer outro lugar, essa proposta não passaria de uma conversa de butiquim, mas no Havaí o desafio foi levado a serio e a prova marcada para o dia 18 de fevereiro de 1978. Cada um dos quinze atletas pagaram três dólares para participar da prova. 
Cada competidor deveria cuidar de si mesmo, não contavam com água, voluntários, estrutura para bicicletas ou qualquer outra ajuda ou colaboração. O próprio Jhon Collins parou na metade da corrida para comer em um pequeno restaurante. Uohn Dunbar, um marinheiro que liderou boa parte da prova parou para se hidratar e acabou tomando uma cerveja gelada oferecida por seus amigos. Dunbar acabou por ficar bêbado e perdeu a liderança para o motorista de táxi Gordon Haller, que venceu o desafio depois de 11h46m.
A prova ocorreu no ano seguinte, patrocinada desta vez pela academia Nautilus Fitness Center. Novamente quinze atletas participaram e chegaram ao final doze deles, incluindo uma mulher, Lyn Lemaire. O vencedor foi Tom Warren com o tempo de 11h15m56s. Neste ano, aprova chamou a atenção da revista Sports Illustred que mandou um reporte ao Havaí. Esse repórter, Barry McDermontt, espalhou a curiosidade por toa os Estados Unidos, chamando o esporte de “lunático”.
No ano seguinte, estavam inscritos 108 atletas e a rede americana BBC compareceu para fazer a cobertura. Estava inscrito nessa prova um jovem treinador chamado Dave Scott que acabou por vencer o desafio com o tempo estimado em 9h24m33s, deixando todos atordoados.
Em 1981, o evento foi transferido para as tranqüilas ruas de Kona e teve a participação de 336 atletas.
Já em 1982, o Ironman virou comoção nacional devido à força dos imagens levadas pala BBc onde Julie Moss liderava a prova até poucos metros da chegada, quando caiu no chão sem forças, quase desmaiada. Enquanto se arrastava em direção a linha de chegada, Kathleen McCartney ultrapassou-a e venceu. Esta cena conquistou os americanos e difundiu, definitivamente, o triathlon com esporte.
Neste mesmo ano, houve uma Segunda prova, dia9 de outubro cujo a finalidade foi fixar uma data mais apropriada para a realização da prova, numa estação com clima mais ameno para os estrangeiros. Foi também estabelecido um limite de horas para se completar a prova.
A prova encontrou seu formato definitivo e escalou uma longa trilha ascendente, popularizando-se e difundindo-se por todo o mundo, o triathlon como esporte.
 ·        Short Triathlon
 Já se sabe que o triathlon foi divulgado com a criação do Ironman no Havaí. A partir da olimpíada de 1984 em Los Angeles surgiu a idéia da distancia olímpica; e no final da década de 80, mais precisamente em1986, foi instituída a distancia Short com 750m, 20km e 5km.
A distancia short ganhou características muito particulares por ser uma prova rápida, sendo fechado hoje em aproximadamente em 55 minutos pelos primeiros colocados. Isso contribuiu para o engrandecimento do triathlon pois apesar de ser uma prova de alta intensidade não é muito desgastante para os triatletas, (as provas mais longas elevam o nível de stress dos triatletas).
Por ser uma prova curta  a distancia short atrai um maior numero de participantes e mobiliza um menor numero de staffs, sendo facilmente organizado e estruturada em qualquer local; atraindo assim a atenção dos patrocinadores, pois o retorno é muito bom para aqueles que investem no esporte.
São também mais atraentes para o público por serem realizadas em circuitos e apresentando as transições da natação e do ciclismo no mesmo local possibilitando um contato visual público/atleta durante as três modalidades.
·        Triathlon Olímpico
A idéia  do triathlon olímpico surgiu na olimpíada de Los Angeles em 1984, visto que na época os 1500m de natação , os 40Km de ciclismo contra-relógio e os 10km de corrida a pé na pista, correspondiam as provas mais longas para estas modalidades e logo as distancias ditas olímpicas se tornariam padrão e é atualmente, a medida oficial para as provas dos campeonato mundial, sul-americano, pan-americano e agora os jogos olímpicos.
Na década de 80, a saída era em um ponto e a chegada em outro num total de 51.500m, mas a necessidade de manter o público mais perto e assim obter um retorno maior para os patrocinadores, resultou na mudança do circuito possibilitando o tempo todo, ao público e a imprensa, um contato com os triatletas; torcendo e se emocionando a cada volta.
O tempo da prova, inicialmente era superior a 2 horas, acarretando um enorme esforço para o atleta. Atualmente, os primeiros colocados  gastam cerca de 1h20m.
·        O Triathlon no Brasil
Ano 1982- O começo de tudo:
Foi em 1982 que este esporte chegou ao Brasil. Sua primeira prova foi em 7 de Fevereiro numa espécie de gincana batizada de “corrida alegre 82”.
As distâncias e a ordem das modalidades eram bem simplórias. Começava a prova nadando 950m, depois partia para corrida num trajeto de7.5Km e pedalavam15Km. É claro que essa foi uma experiência porque na verdade ainda não existiam os triatletas, tudo era improvisado por se tratar de um esporte novo e muito desconhecido.
A idéia do triathlon foi trazida pelo jornalista americano naturalizado no Rio de Janeiro chamado Yllen Kerr que também era corredor. Foi através dele que três atletas conheceram o esporte pouco difundido no Brasil, e em 1981 já treinavam, com muita dificuldade para o Ironman do Havaí. Um desses atletas fez o melhor tempo, no Havaí, com 12 horas de prova.
A mídia explorou o feito desse atletas muito mais pela distancia, tempo e dificuldade da prova do pelo próprio esporte.
Ano 1983- O conhecimento:
Foi em maio que os brasileiros finalmente conheceram o triathlon; Agora com a ordem certa da prova e distâncias proporcionais de 1.000m de natação,43Km de ciclismo e 11Km de corrida. O Rio de Janeiro foi novamente escolhido para o evento, tornando-se a capital do esporte no Brasil. Realizaram assim o I triathlon do Rio de Janeiro/ Brasil com cobertura total da mídia.
Essa competição foi um sucesso tão grande que outra competição foi organizada só que com distâncias um pouco maiores  de 1.500m de natação, 5105Km de ciclismo e 45Km de corrida; essa foi chamada de II triathlon Golden Up.
Apesar do sucesso , o triathlon brasileiro ainda engatinhava e as competições e os organizadores faziam as coisas no “felling”.
Ano 1984- Novas idéias novos lugares:
Neste ano a Golden Up, representante da marca esportiva, resolveu fazer mais duas competições: o III e IV triathlon Golden Up, realizados em maio e novembro na capital paulista com distancias de ( 1.500;55.5;11.7).
Fora o eixo Rio- São Paulo três provas foram realizadas expandindo assim o triathlon e atraindo um número cada vez maior de adeptos  de vários estados e cidades com algumas alterações nas distâncias.
Começou a se falar do triathlon com um futuro olímpico. Mas este esporte teria ainda muitas etapas para cumprir no Brasil e no mundo. Faltava também um campeonato mundial. unificado, uma federação internacional, uma confederação nacional, federais e estaduais e é claro mais provas.
Ano 1985- Um ano de afirmações para o triathlon:
Apesar de ainda ser um esporte novo, já encontrava-se com seu lugar ao sol. Se em 1984 aconteceram 5 provassem todo o país, em 85 elas subiram para 40. Organizadores, patrocinadores e cartolas voltavam-se para o triathlon.
Os organizadores do Rio decidiram elaborar um série de 12 seletivas que teria status de um campeonato brasileiro. Seria um sistema de ranking por pontuação ao final, e o vencedor ganharia uma passagem para o Havaí. Os participantes não precisariam participar das 12 provas. As distâncias eram de (1.00;40;10).
Várias provas foram realizadas, durante e depois das 12 seletivas, em todo Brasil e a prova triathlon Jubileu de Prata foi a primeira com dist6ancias olímpicas (1500;40;10). Estas distâncias foram importantes para o olimpização do triathlon, que não poderia propor algo tão grande com o Ironman para o comit6e olímpico internacional. A Segunda prova olímpica foi a realizada no Guarujá em julho de 1985.
O atleta Mark Allen supostamente bateu o recorde mundial com tempo de onze horas, quarenta e oito minutos e trinta e cinco segundos sem Ter sido homologado por três motivos: Por não haver um órgão mundial; Pela prova não ser aferida; e por não haver um fiscal- cronometrista autorizado. Mas as manchetes do recorde foram espalhadas por toda a parte.
Mo Rio, os triatletas se mobilizaram em torno de uma associação classista para defender seus interesses devido a ausência de uma federação que ainda era só planos.
Ano 1986- A criação do Short:
Este ano teve como característica a criação do short triathlon.
Foi baseado em um modelo já existente fora do país que o short foi adotado no Brasil com a finalidade de atrair novos participantes, pessoas que não participavam das provas por achar que era um esporte de “super-homens”. Bastou diminuir as distancias para 750m de natação, 20Km de ciclismo e 50Km de corrida para implantar o short triathlon no Brasil.
O short acabou se tornando uma regra para todas as provas realizadas dentro do país.
Ano 1987- A crise no triathlon:
Noventa e sete foi ao mesmo tempo um ano de excelentes lembranças e péssimas recordações na história do triathlon. Os bons momentos ficaram por conta de um circuito de três provas, o C&A Short Triathlon que levou o esporte para todos os meios de comunicação de todo o país.
Depois de realizado o circuito mais bem organizado e de maior repercussão e em função do plano cruzado, o triathlon começou, no segundo semestre do ano, a mergulhar na sua maior crise. Falta de provas, atletas e patrocinadores.
Por ser o semestre mais negro da sua história, ninguém sabia ao certo o que ia acontecer com o esporte no Brasil. Mas todos estavam apostando em 1988 afinal ano olímpico é ano olímpico.
Ano 1988- O renascimento:
As federações do Rio e de São Paulo foram fundadas e passam a dar novas perspectivas para o esporte.
Aos poucos as provas foram sendo retomadas a outras cidades iniciavam suas provas. Fim de ano e o triathlon retoma o fôlego perdido em 87 e se organiza expandindo-se país a fora.
Ano 1990- Surgem as confederações e federações:
As fronteiras se abriram para o triathlon com a criação da associação Carioca de triathlon (ACTRI). Antes também em Niterói foi criada a Associação dos triatletas de Niterói (ATN) uma iniciativa dos triatletas cariocas cansados com o marasmo do esporte do Rio.
As federações vão tomando forma. A Associação Baiana de triathlon vira um federação (FEBATRI) e assim segue mas sem serem legalizadas.
Ano 1991- A Confederação:
Agora as várias federações são legalizadas tornando possível o sonho se  fundar uma Confederação Brasileira de Triathlon em Brasília.
Antes da CBTri, quem tinha status de confederação brasileira era o Rio de Janeiro.
Em Outubro foi fundada a União de Triathlon feminino.
O triathlon definitivamente de a volta por cima e abri espaços novos as importadoras, que através dela o mercado fortaleceu-se de equipamentos e materiais esportivos.
Ano1992- O aniversário do Triathlon:
O importante é mostrar que após uma década, o esporte continua crescendo firme e forte.
O triathlon sem dúvida deixou se ser considerado  apenas para super-homens e passa a ser visto com outros olhos; A prensa de um número grande de participantes em várias provas pelo país e com idades variando de 7 à 70 anos é a prova disso.
Este foi um ano de muitas provas. Antes elas eram poucas e marcas com datas espaçadas entre 2 e 3 meses umas das outras. Agora as provas eram marcadas quase que todos os finais de semana e em cidades diferentes fazendo com que os participantes tivessem que escolher as provas que iriam participar.
A renovação dos atletas, dos lugares, dos organizadores foi o maior presente para o triathlon.
Em fim, este é o resumo da história do Triathlon no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário