segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Rafting



A jangada moderna é um barco inflável, composto por muito duráveis, multi-camadas de borracha (hypalon) ou tecidos de vinil (PVC) com várias câmaras de ar independentes. Oe pesar tão pouco quanto 4 libras (1,8 kg).
Jangadas vêm em algumas formas diferentes. Na Europa e Austrália, o mais comum é a jangada simétrica dirigido com um remo na popa. Outros tipos são os assimétricos, jangada leme controlado ea jangada simétrica com leme central (remos) ou Mounts Stern com a moldura remo localizado na parte traseira da jangada. Jangadas são geralmente impulsionado com remos ordinária e ou remos e, normalmente, manter 4-12 pessoas. Na Rússia, jangadas são muitas vezes feitas a mão e são muitas vezes um estilo catamarã com dois tubos infláveis ​​anexado a um frame. Pares de remadores navegar nessas balsas. Catamaran jangadas estilo tornou-se popular no oeste dos Estados Unidos também, mas são tipicamente remado em vez de remar.
Abaixo estão os seis graus de dificuldade em rafting. Eles variam de simples a morte muito perigoso e potencial ou ferimentos graves.
Grau 1: muito pequenas áreas ásperas, podem exigir manobras leves. (Nível de dificuldade: Muito Basic)Grau 2: Alguns águas agitadas, talvez algumas pedras, pode exigir algumas manobras. (Nível de Skill: habilidade remar básico)Grau 3: Whitewater, ondas pequenas, talvez uma pequena queda, mas nenhum perigo considerável. Pode exigir manobra significativa. (Nível de habilidade: habilidades experientes remando)Grau 4: Whitewater, ondas médias, talvez pedras, talvez uma queda considerável, manobras afiadas podem ser necessários. (Nível de Habilidade: experiência de águas bravas)Grau 5: Whitewater, ondas grandes, grandes volumes, possibilidade de grandes rochas e os riscos, a possibilidade de uma grande queda, exige manobras precisas. (Nível de Habilidade: experiência whitewater avançado)Grau 6: Classe 6 corredeiras são consideradas tão perigoso a ponto de ser efetivamente unnavigable em uma base confiável de segurança. Vigas pode esperar encontrar whitewater substancial, ondas enormes, pedras enormes e perigos, e / ou gotas substancial que dará graves impactos além das capacidades estruturais e Avaliação do impacto de quase todos os equipamentos de rafting. Atravessando uma classe 6 rápida tem uma probabilidade significativamente maior de terminar em ferimentos graves ou morte em comparação às classes inferiores. (Nível de dificuldade: a conclusão bem sucedida de uma classe 6 rápida, sem ferimentos graves ou morte é amplamente considerado como uma questão de muita sorte ou habilidade extrema)[Editar] TécnicasPergunta livro-new.svgEsta seção não menciona nenhuma referências ou fontes. Por favor, ajudar a melhorar esta seção adicionando citações às fontes fidedignas. Material de Unsourced pode ser desafiado e removido. (Agosto de 2010)
Jangadas na água branca são veículos muito diferente do que canoas ou caiaques e têm as suas próprias técnicas específicas para manobrar em obstáculos whitewater.

    
Perfuração - Balsas realizar um grande impulso, e em rios hidráulica que são esquivou de canoas e kayaks são freqüentemente perfurados por jangadas. Isto envolve a tripulação da balsa rafting remar para dar velocidade suficiente para fazer com que a hidráulica sem ficar parado.
    
Tapume de alta - Se uma jangada está preso em uma hidráulicos que, muitas vezes, ir rapidamente para os lados. A fim de parar a balsa lançando em sua borda para dentro, o teto pode subir para o lado a jusante da balsa mais longe, que também será maior do lado da jangada no ar levando ao seu nome. Nesta posição, as vigas podem ser capazes de usar o golpe sorteio para puxar a balsa para fora do hidráulico.
Capsizing

    
Dump truck - Balsas são ofícios inerentemente estável por causa de seu tamanho e baixo centro de massa e, muitas vezes eles vão lançar equipamentos e passageiros antes que eles realmente virar. Na indústria, se uma jangada dumps alguns ou todos os seus passageiros, mas permanece na posição vertical, é dito ter dump caminhão.
    
Esquerda sobre a direita ou para a direita sobre a esquerda - Balsas quase lado sempre virar lateral. Se o tubo à esquerda sobe ao longo do tubo de direita, a jangada é dito ter virado à esquerda sobre a direita e vice-versa.
    
Taco - Se uma balsa é macia, ou underinflated, pode taco, ou reverter a taco. Jangadas são ditos ter tacoed se a meio da fivelas jangada e parte da frente do toca jangada ou quase toca a parte de trás da jangada. Isso muitas vezes é resultado de surf em um hidráulico. Um taco reversa é quando o nariz, ou à popa da jangada é puxada para baixo sob a água e fivelas para tocar no meio ou atrás, ou o nariz da jangada.
    
Final sobre a extremidade - Ocasionalmente jangadas vai virar final sobre a extremidade. Isso geralmente é depois que a balsa tenha dump caminhão para aliviar a carga, permitindo que a água para superar o peso do barco lançando-o na vertical antes de ele cair de cabeça para baixo. Jangadas geralmente taco e virar de lado, dando um fim-over-end virar um flip muito raros na maioria das jangadas.
    
Down Stream Flip-A jangada vira depois de encontrar um obstáculo de rocha ou seja, elemento, como uma jangada hidráulica ou mesmo outro. Esses objetos são geralmente estacionária ou, possivelmente, o surf em um hidráulico. Nesta ocasião, a balsa se torna instável e, geralmente, vira a jusante ou na direção da viagem. Um flip downstream pode ser exacerbada pela carga ou pessoas na balsa. As pessoas podem participar fisicamente na inércia do flip, puxando o barco em cima de si mesmos.

    
Linha Flip - A técnica de linha de flip é o mais utilizado no comercial rafting onde flips são comuns. O guia terá um ciclo de correias que tem um mosquetão sobre ele e anexá-lo à linha de perímetro na balsa, em pé em cima da cabeça para baixo jangada eles vão manter a linha e se inclinar para o lado oposto de onde a linha de flip é em anexo, re-endireitar a jangada.
    
Joelho flipping - Capsized jangadas que são pequenos o suficiente com as artes de pouca ou nenhuma anexados podem ser do joelho capotou. Isto envolve a viga segurando o cinto na parte de baixo da jangada, e empurrando os joelhos para dentro do tubo externo, e depois levantar o seu corpo fora da água, recostando-se para derrubar a jangada.
    
Resgate T - Muito parecido com a técnica de kayak algumas jangadas são grandes o suficiente para que elas precisam ser derrubados com a ajuda de outro barco ou por terra. Posicionamento da balsa arrebitado ou terra ao lado da jangada as vigas podem então re-direita da jangada, levantando-se sobre a linha de perímetro.
    
T-grip re-flip - A T-grip em uma pá rafting pode ser usada para re-flip jangadas luz inserindo o Tee na auto-salvamento buracos em torno do perímetro chão e re-endireitar o barco da mesma maneira como o flip técnica de linha.
    
Aluviais - Referente ao material transportado ou estabelecidas por água corrente. Aluvião é o material depositado por riachos. Ele inclui areia, cascalho, silte e argila.
    
Voltar Pivot - Passando a balsa a partir de um ângulo de ferry a um tronco a jusante position.Used em lugares apertados para se recuperar de um ângulo ferry extremo, esta manobra estreita o espaço de passagem do barco e permite que ela deslize perto obstruções passado.
    
Rolo de volta - Uma reversão ampla, como que se formou abaixo de uma barragem ou borda.
    
Boca - A largura de uma jangada, em seu ponto mais largo.
    
Biner - Abreviação de Carabiner que significa "clip" em italiano. No rafting, biners são utilizados em sistemas de resgate corda e roldana para garantir que as coisas uma jangada e como itens de adorno no rafting.
 Truques

    
Splats Rock - Se as vigas de carga parte de trás da balsa, que pode remar a balsa em uma rocha no rio, tendo que acertar o fundo do barco, em vez do nariz, se feito corretamente isso pode aumentar a balsa na vertical sobre o seu popa.
    
Surf - Comercial balsas costumam usar ondas em rios para surfar.
    
Dunks nariz - jangadas grandes podem entrar hidráulica chamados buracos de jusante e submergir o seu nariz, ou reverter a taco. Isto pode ser uma forma segura de obter vigas molhadas em um hidráulico.
    
Pirouette - Um movimento executado por qualquer varrer um acidente vascular cerebral ou desenhar, enviando a balsa spinning com a corrente. Muitas vezes útil para evitar obstáculos.
 Segurança
Rafting pode ser um esporte perigoso, especialmente se precauções básicas de segurança não forem cumpridas. Ambas as viagens comerciais e privados têm visto a sua quota de acidentes e mortes, apesar de viagens de carácter privado tem sido tipicamente associada com maior risco. [Carece de fontes?] Dependendo da área, normas de segurança abrangendo operadores jangada pode existir na legislação. Estes variam de certificação de outfitters, jangadas, e os líderes jangada, os regulamentos mais rigorosos sobre os equipamentos e procedimentos. É aconselhável para discutir medidas de segurança com um operador de rafting antes de assinar sobre para uma viagem. O equipamento utilizado e as qualificações da empresa e guias jangada são informações essenciais a serem considerados.
Como esportes mais ao ar livre, rafting, em geral, tornou-se mais seguros ao longo dos anos. Expertise no esporte tem aumentado, e equipamentos tornou-se mais especializadas e aumentou em qualidade. Como resultado, o grau de dificuldade do rio corre mais mudou. Um exemplo clássico seria o Rio Colorado no Grand Canyon ou Rio Jalcomulco no México, que engoliu todo expedições no passado, deixando apenas fragmentos de barcos. Em contraste, agora é correr com segurança por centenas comercial outfitters de vezes a cada ano com os passageiros relativamente inexperiente. [1]
Riscos em rafting decorrer tanto de perigos ambientais e de comportamento inadequado. Certas características em rios são inerentemente inseguras e permaneceram de forma coerente, apesar da passagem do tempo. Estes incluem "hidráulica keeper", "filtros" (por exemplo, árvores caídas), represas (barragens especialmente a cabeça baixa, que tendem a produzir sistemas hidráulicos rio-grande goleiro), rochas minar e, claro, cachoeiras perigosamente alta. Rafting com guias experientes é o modo mais seguro para evitar tais características. Mesmo em áreas seguras, no entanto, água em movimento sempre pode apresentar riscos, tais como quando um nadador tenta se levantar em um leito rochoso na forte corrente, arriscando armadilha pé. Comportamento irresponsável relacionadas com rafting embriagado também tem contribuído para muitos acidentes.
Uma das maneiras mais simples para evitar ferimentos, enquanto fora de uma jangada, é nadar a uma Eddy (um local calmo atrás de uma pedra na água que os dispersa atual em torno) para evitar ser tomada a jusante.
Para combater a ilusão de que rafting é semelhante a um parque de diversões, e para enfatizar a responsabilidade pessoal de cada viga faces em uma viagem, rafting outfitters geralmente exigem que os clientes assinar os formulários de isenção, indicando a compreensão ea aceitação de potenciais riscos graves. Rafting muitas vezes começam com apresentações de segurança para educar os clientes sobre problemas que possam surgir.
Rafting é muitas vezes jogado para a descarga de adrenalina e isso muitas vezes se torna um problema para as pessoas e sua própria segurança. Rafting acidentes ocorreram, mas não são comuns.
Devido a este nível de risco global em uma viagem de rafting com guias experientes com as devidas precauções é baixa. [Carece de fontes?] Milhares de pessoas com segurança desfrutar de passeios de jangada a cada ano.[Editar] As questões ambientaisRafting em Montenegro
Como todas as atividades ao ar livre, rafting deve equilibrar o seu uso da natureza com a conservação dos rios como um recurso natural e habitat. Devido a esses problemas, alguns rios têm agora regulamentos que restringem o horário de funcionamento anual e diária ou número de vigas.
Conflitos surgiram quando rafting operadores, muitas vezes em cooperação com os municípios e associações de turismo, alterar o leito do rio por dragagem e / ou explosivos, a fim de eliminar riscos de segurança ou criar recursos whitewater mais interessante no rio. Os ambientalistas argumentam que isso pode ter impactos negativos nos ecossistemas aquáticos e ripícolas, enquanto proponentes alegam estas medidas são normalmente apenas temporária, já que um leito do rio é, naturalmente, sujeitas a mudanças permanentes durante grandes inundações e outros eventos.
Rafting contribui para a economia de muitas regiões que por sua vez pode contribuir para a proteção de rios, de geração de energia hidrelétrica, o desvio para a irrigação, e de desenvolvimento. Além disso, passeios de rafting pode promover o ambientalismo. Ao experimentar em primeira mão a beleza de um rio, os indivíduos que de outra forma seriam indiferentes às questões ambientais pode ganhar um forte desejo de proteger e preservar essa área por causa de sua experiência positiva ao ar livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário