Literalmente, o céu era o limite para o ser humano. A prática de esportes aéreos vem crescendo e ganhando adeptos pelo mundo inteiro. E não é diferente com o balonismo, que existe há mais de 2 mil anos. Aliás, seria justo que o homem ficasse andando enquanto um pássaro pode voar?
Em 1709, o Padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, com apenas 23 anos, apresentou à Corte do Rei D. João V. de Portugal um balão que subiu cerca de quatro metros, mas se incendiou. Na verdade, ele conseguiu provar que algo mais pesado que o ar poderia planar. Na sua segunda tentativa, o balão conseguiu subir quatro metros, quando foi destruído pelos guardas, com medo de que o padre provocasse outro acidente. Acusado de feitiçaria, o inventor foi perseguido e sua experiência ignorada.
Somente em junho de 1783 aconteceu o verdadeiro nascimento das atividades aéreas com o vôo do balão tripulado dos irmãos franceses fabricantes de papel, Joseph e Etienne Montgolfier, que chegou a atingir cerca de 2 mil metros de altura.
Poucos dias depois, em dezembro de 1783, foi realizado novo vôo tripulado, o primeiro de um balão a gás. O Professor Jacques A. Charles, da Academia Francesa, saiu do jardim das Tulherias com Nicolas Robert, um passageiro. Eles voaram duas horas e meia, a uma altura de 250 metros. Depois, Charles deixou seu passageiro em terra e subiu novamente, atingindo uma altura de cerca de 2700 metros.
O balão do professor Charles mostrou-se bastante superior ao dos irmãos Montgolfier e, com isso, os balões de ar quente ficaram praticamente esquecidos durante dois séculos até que, em 1953, Ed Yost reinventou o balão de ar quente, aquecido por um maçarico alimentado por gás propano. Nasce então o balonismo moderno, que se espalha desta vez em forma de esporte. Em 1963 é levado à Europa um balão de 1600 metros cúbicos, que faz a travessia do Canal da Mancha.
Em 1966 foram construídos os primeiros balões na Inglaterra. Em 1968 surgiu a primeira fábrica (Omega) que, em 1970, dividiu-se em duas empresas. Em 1973 foi realizado o Primeiro Campeonato Mundial e, a partir daí, o crescimento do balonismo foi geométrico.
O Brasil, que afinal fora o pioneiro com Bartolomeu de Gusmão, teve seu renascimento com Victório Truffi, que construiu um balão com a ajuda de um americano, Robert Rechs. Em 25 de outubro de 1970, fizeram o primeiro vôo na América do Sul em balão a ar quente moderno, em Araraquara (SP).
Em julho de 1986, com a realização do Primeiro Encontro Brasileiro de Balonismo em Casa Branca (SP), iniciou-se a organização da atividade no país, culminando com a fundação da Associação Brasileira de Balonismo, em dezembro do mesmo ano. Atualmente existem cerca de 60 balonistas no Brasil, a maioria deles em São Paulo.
É seguro voar de balão?
As estatísticas indicam que o vôo de balão é mais seguro que andar de carro, e as organizações internacionais de segurança aérea indicam o esporte do balonismo como sendo o mais seguro dos esportes aéreos, no Brasil nunca foi registrado um acidente fatal.
Com que roupa que eu vou ?
Os passageiros devem vestir-se confortavelmente como se fossem a uma caminhada no campo, chapéu, boné, sapatos esportivos, agasalho, bermudas, calças jeans, pessoas com pele sencivél devem protejer-se com protetor solar, nós desacomselhamos o uso de calçados abertos tipo sandália ou bermudas pois a relva da manhã estará molhada causando algum desconforto tambem não é necessário bolsas, mochilas, carteiras, chaves, que so poderão trazer preocupação e devrão ser deixadas em segurança com nossa equipe de terra.
Devo tomar algum remedio para enjôo ?
Não pessoas que normalmente enjoam até mesmo em veiculos não tem problemas de enjôo no balão, pois nunca perderá a referencia do horizonte e o balão não balança, nunca presenciei enjôos em balões mas já houve casos de passageiros abusarem desses remedios por precaução e foi difilcil mante-los acordados.
Que combustível é usado nos balões?
O combustível do balão a ar quente é o propano (C3 H8) é um dos componentes do gás de cozinha (GLP) e pode ser adquirido nas companhias de gás.
Até que altura voa um balão ?
Um balão pode chegar a grandes altitudes porém os vôos acontecem geralmente entre 300 metros e 500 metros, onde pode-se apreciar melhor as paisagens acima de 4.000 metros por imposição de legislação somente com equipamentos especiais.
E durante o vôo que altura atingiremos ?
A maior parte do tempo estaremos de 30 a 50 metros pois é uma altura mais comtemplativa das paisagens mas se o teto permitir até 500 metros onde temos uma panoramica geral da região, em dia de céu limpo pode-se ver a uma distância de 100 km.
Quantas pessoas transporta um balão ?
Depende do tamanho do balão, mas o nosso balão transporta de 6 a 12 pessoas, com autonomia de combustível de 3:00 horas se quiser fazer um vôo mais prolongado diminuímos o número de passageiros e aumentamos a quantidade de combustível.
E se furar ou rasgar o balão durante o vôo ?
Mantendo o balão em bom estado e não excedendo seu limite de carga e temperatura isso nunca acontecerá, mas se acontecer o balão suporta pequenos furos de até 25 cm. principalmente se for abaixo da linha do equador. Um acúmulo de furos acarretará perda de ar quente diminuindo a velocidade de subida e a autonomia, com um aumento de consumo de gás.
E se alguem passar mal durante o vôo ?
Até hoje isso não aconteceu, mas supondo que acontecesse vamos pousar imediatamente (menos de 3 minutos) pois o balão não necessita de campo de pouso e pousa quase que verticalmente em espaços bem restritos, e nossa equipe de terra que acompanha o vôo visualmente e via rádio estaria presente ao pouso podendo transportar o passageiro imediatamente e providenciar as medidas cabiveis.
E se pegar fogo durante o vôo ?
O primeiro painel do balão que fica próximo ao maçarico é de nomex o mesmo material usado nos macacões dos pilotos de formula 1 e roupas dos bombeiros, o nylon do balão tem uma camada de impermeabilizante com uma resina anti-chama isto é derrete mas a chama não se propaga, e para completa segurança o balão é equipado com extintor de HALLON muito eficiênte.
Como é dirigido o balão ?
No balão o piloto tem um perfeito controle vertical (subida e descida) porém na horizontal ele irá ao sabor dos ventos, o segredo é escolher uma altitude que tenha vento na direção desejada e navegar pelas várias altitudes onde teoricamente encontraremos ventos cruzados.
Qual a velocidade que o balão atinge ?
A mesma velocidade do vento porém se a velocidade for maior que 10 Knts (18 Km/h) somente pilotos com muita experiência decolam e nunca com passageiros a bordo.
Que tamanho tem um balão ?
Vários tamanhos de balões para 1 pessoa até 32 passageiros esse não é o limite, mas normalmente um balão de 2.500 m³ para 3 a 4 pessoas tem 29 m de altura e 22 m de diâmetro.
Posso levar meus filhos para vôar de balão ?
Cada criança tem uma maneira particular de reação ao balão, mas não há problemas na questão de segurança, porém recomendo que voem a partir de 6 anos, porém somente com autorização e presença dos pais no local.
Quais as condições médicas ?
Não estamos qualificados para dar um parecer sobre a sua condição de voar ou não, para ter certeza que você está apto, se sofrer de qualquer condição médica significativa, ou que tenha se submetido a cirurgia recentemente consulte seu médico, nem todos os médicos conhecem as condições do vôo de balão então peça para que ele nos ligue para que sejam esclarecidas as dúvidas. É importante que você informe qualquer aspecto de sua condição médica ou física que pode ser considerada significativa e possa afetar a sua segurança ou a segurança dos outros. Você não pode voar se estiver grávida ou sob a influência do álcool e ou drogas.
E possoas portadoras de deficiências podem voar de balão ?
É benvinda a participação de pessoas com deficiência em nossos vôos, mas reconhecemos não sermos capazes de avaliar de forma segura como certas deficiências podem apresentar mais dificuldades do que outras. Estamos empenhados em assegurar aos clientes com deficiência que serão dadas todas as oportunidades para participar, por isso solicitamos que nos informe sobre qualquer dificuldade. Pessoas com alguma deficiência ou exceção podem voar, mas precisamos ser notificados com antecedência para que possamos providenciar os meios para o maior conforto e segurança de todos.
Como começar no balonismo ?
Na verdade apenas 25% dos participantes do balonismo são pilotos pois uma equipe é composta de 4 pessoas, 1 motorista carro de apoio e 2 ajudantes que fazem as funções de navegador ou co-piloto. Porém você pode começar como colaborador na Escola Brasileira de Balonismo ou entrar em contato conosco e lhes enviaremos maiores detalhes.
Como me tornar um piloto de balão ?
Inicialmente um atestado médico, que comprove sua saúde, freqüentar um curso teórico, e 16 horas de vôo livre, (custo aproximado US$ 10.000,00 ) após essa experiência você será examinado por um checador oficial da Anac, se aprovado você já poderá sair voando. mais detalhes no site: http://www.escoladebalonismo.com.br/
Como são os campeonatos de balonismo ?
Nas competições de balonismo o objetivo é a precisão, os concorrentes decolam com objetivos determinados pelos juizes da prova devendo cumprir várias tarefas, com o objetivo de alcançarem alvos pré determinados, Um saquinho de areia com uma fita e o numero do competidor é lançado o mais proximo do alvo possível e as distâncias são qualificadas como pontos. Vencer que atingir as melhores marcas e cumprir todas as tarefas estipuladas pela organização.
Quem pode praticar o balonismo ?
O balonismo pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha os conhecimentos básicos. Pelo fato do equipamento ser caro, o esporte é restrito a um pequeno grupo de pessoas. A solução encontrada para esse problema é a divisão das despesas pela equipe.
Onde praticar o Balonismo
Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas. Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis. O Brasil pelo seu imenso território, é muito favorável para a prática do esporte e pode ser ainda mais explorado no futuro.
Quais os equipamentos necessários para o balonismo ?
O Envelope é a parte do balão que mais chama a atenção, pelo seu tamanho. Construidos em tecido de nylon, com resinagem especial anti-chama e uma impermeabilizado internanamente.O maçarico alimentado com gás propano fornece a chama que aquece o balão,durante o vôo o piloto controla a altitude pelo aquecimento do balão.Tanque de combustível armazena o gás utilizado para a combustão. A quantidade e o tamanho variam de acordo com o tempo de vôo.Cesto ou nascele contruido de vime, com cabos de aço para sustentação, é o unico equipamento que não houve mudanças desde os primeiros balões.Instrumentos, altimetro,variômetro,marca a velocidade de descida ou subida, termômetro indica a temperatura do envelope do balão, bússola, mapas, rádio aeronáutico e atulmente GPS.Ventoinha um motor acoplado a um hélice é utilizada para encher o balão com ar frio.Veiculo de resgate, como o balão não retorna ao lugar de origem a equipe de balonismo segue o balão por terra providenciando após o pouso oretorno do equipamento e passageiros.
Quanto custa um balão ?
Você pode adquirir um balão de 2 passageiros mais 1 piloto sem instrumentos apartir de US$ 15,000, mas você precisa estar habilitado como piloto para comprar um equipamentoou apresentar um piloto para se responsabilisar pelo balão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário