O futebol americano, conhecido nos EUA simplesmente
por ‘football’, surgiu como uma variante do rugby (que é um esporte bem
mais antigo).
Seus atletas caracterizam-se pela
velocidade, agilidade, força bruta e tamanho (alguns pesam 150 quilos
ou mais). Atributos que utilizam para empurrar, bloquear e perseguir os
oponentes.
A questão do nome desse esporte:
O
futebol americano nos Estados Unidos é chamado simplesmente de football
ao contrário da maioria dos países do mundo que associam a palavra ao
futebol (que eles chamam de soccer).
O rugby
surgiu na Inglaterra como uma variação do futebol, por isso era
formalmente chamado de rugby-football para se diferenciar do futebol.
Apesar disso informalmente os dois esportes eram chamados simplesmente
de football, com isso a nomenclatura informal do nome foi carregado
junto com o esporte que surgiu com as influências do rugby, sendo que
hoje em dia os dois esportes mantém características facilmente
reconhecíveis.
História:
O
futebol americano surgiu de uma série de três jogos entre a Harvard e a
Yale, em 1867. Como era frequente acontecer nesses tempos de quase
inexistência de regras universais, as equipas jogaram com alternância de
regras de modo a que ambas tivessem uma hipótese justa de vencer.
Em
1876, Yale, Harvard, Princeton e Columbia formaram a Associação de
Futebol Inter-universitária, que usava as regras de rugby à exceção de
uma ligeira diferença na atribuição de pontos.
Em
1892, foi introduzido o sistema de downs para contrariar a estratégia
de Princeton e de Yale de controlar a bola sem tentar concretizar.
Na
década de 1890, formações ofensivas entrecruzadas como a cunha voadora
tornaram o jogo extremamente perigoso. Apesar de terem sido implantadas
restrições à cunha voadora e outras precauções, em 1905 dezoito
jogadores foram mortos em jogos.
O presidente
Theodore Roosevelt informou às universidades de que o jogo teria de ser
tornado mais seguro. No entanto, foi só em 1910, depois de mais mortes,
que as formações entrecruzadas foram banidas.
O
passe de costas foi colocado em 1906. Em 1912 o campo foi colocado nas
suas dimensões anteriories, o valor de um touchdown foi aumentado até
aos 6 pontos, e acrescentou-se um quarto down.
Futebol americano no Brasil:
O
esporte começou a ganhar alguma popularidade no Brasil no final dos
anos 90, graças às transmissões feitas pela Band do Campeonato de
Futebol Americano dos EUA entre 1994 a 1998. Atualmente os canais ESPN e
BANDSPORTS transmitem os jogos da temporada NFL de domingo e
segunda-feira.
Com isso o esporte começou
novamente a firmar a sua popularidade no Brasil, tendo a criação de
diversas entidades que buscam a formação de atletas, organização de
campeonatos e início de profissionalização do esporte no país.
Na
maior parte do Brasil o este esporte é praticado de forma amadora e sem
o uso das proteções obrigatórias para a prática do esporte, com exceção
das equipes do Estado do Paraná e Amazonas.
O jogo:
O
jogo consiste de uma série de jogadas de curta duração. São permitidas
substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante
especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores
que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é
muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo
tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada
seguinte, as estratégias são complexas.
A
partida tem a duração de 60 minutos, e dividida em duas metades
separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a
duração de 15 minutos. As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do
terceiro quartos. As prorrogações obedecem ao método de morte súbita, o
que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for,
ganha.
Um chute inicial (kickoff) é uma jogada
especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o
jogo depois de cada field goal ou de um touchdown. O chutador da equipe
chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas, embora um chute
inicial possa ocorrer de outras zonas do campo devido a uma penalidade
na jogada anterior.
A bola deve ser chutada a
partir do chão, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento
em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha
sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por
qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com
força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o
seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick.
Objetivo:
O
objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na
área ao fundo do campo adversário com a posse da bola (touchdown),
ganhando 6 pontos e direito a um chute livre (mais 1 ponto extra), ou
mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem um passe ou uma corrida
ou invés do chute.
Sistema de pontruação:
*
Touchdown (6 pontos): é conquistado quando um jogador tem a posse legal
da bola dentro da zona de finalização (endzone) do adversário.
Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca. Um
ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a
decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2
pontos.
* Um gol de campo (Field Goal), que vale
3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as
traves verticais amarelas. É comumente utilizado em situações de quarto
down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.
*
Uma segurança (Safety), com o valor de 2 pontos, é obtida quando um
jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.
O campo de batalha:
O
campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e
53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao
longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura.
Existe
uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a
ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas.
Dentro
do campo há marcadores adicionais: os marcadores de jarda e as linhas
de restrição (inbound lines ou hash marks), a cada jarda ao longo de
todo o comprimento do campo. A cada 5 jardas, os marcadores de jarda
estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados
por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de gol mais
próxima.
Ao centro de cada linha final situa-se
um conjunto de traves, que têm dois postes longos que se estendem por
cima de uma barra horizontal em forma de Y. A distância entre os postes é
de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de
altura.
Jogadores de ataque:
* Center (C): responsável pelo snap e por bloquear os defensores.
* Offensive Guards (OG): jogam juntos do center, e têm a missão de bloquear os defensores, para proteger o quarterback.
* Offensive Tackles (OT): ficam na linha de ataque, mas são os que jogam nas pontas da mesma. Sua função é proteger o quarterback.
* Tight-End (TE): jogador que bloqueia e também recebe passes, joga fora da linha ofensiva.
* Wide-Receivers (WR): jogam abertos e se movimentam muito para receber um passe do quarterback.
* Quarterback (QB): o cérebro do time, responsável pela organização das jogadas ofensivas, é ele quem faz os passes.
* Running
Backs (HB,FB): os running backs na maioria das vezes se posicionam
atrás do quarterback ou, um pouco ao lado, no início de cada jogada.
Existem dois tipos principais de corredores, o halfback e o fullback.
Jogadores de defesa:
* Defensive Tackles (DT): jogam no meio da linha de defesa.
* Defensive Ends (DE): jogam nas pontas da linha de defesa.
* Linebackers (LB): jogam logo atrás da linha de defesa, avançam para fazer tackles e as vezes fazem cobertura em passes curtos.
* Cornerbacks (CB): marcam os wide-receivers.
* Safeties (SS ou FS): responsáveis pela cobertura.
Jogadores especializados:
* Kicker (K): chuta os field goals e kick offs.
* Punter (P): faz os punts.
* Holder (H): segura a bola para um chute do kicker.
* Receptors ou Returner: devem agarrar uma bola chutada e correr o máximo que der para a frente.
Faltas do ataque:
* Saída falsa (5 jardas) – quando um lineman se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada.
* Movimento ilegal (5 jardas) – quando mais do que um back está em movimento no momento do snap.
* Deslocamento ilegal (5 jardas) – quando a linha não está parada antes do snap.
* Formação ilegal (5 jardas) – quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage.
*
Atraso no jogo (5 jardas) – quando se deixa passar o máximo do tempo
entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada
anterior) antes do snap.
* Recebedor não elegível avançado (5 jardas) – quando um lineman está à frente da zona neutra antes de um passe em frente.
*
Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down) – quando o passe é
feito para lá da zona neutra, ou ao segundo passe em frente na mesma
jogada.
* Segurada (holding) (10 jardas) – quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio.
* Interferência no passe ofensivo (10 jardas) – quando um jogador interfere com um defensor que tenta receber um passe.
*
Grounding intencional (10 jardas e perda de down) – quando o
quarterback atira intencionalmente a bola ao chão ou para qualquer lugar
para evitar sofrer um sack.
* Clipping (15 jardas) – quando há um bloqueio ilegal, por detrás, abaixo da cintura.
* Bloqueio ilegal (15 jardas) – geralmente um bloqueio desleal.
Faltas da defesa:
*
Impedimento (5 jardas) – quando é feito contato com um lineman ofensivo
antes do snap, ou quando um defesa se encontra na zona neutra aquando
do snap. O ataque pode decidir declinar a penalidade e ficar com as
jardas ganhas na jogada.
* Corrida para o chutador (5 jardas) – quando um defesa corre para o chutador.
*
Interferência no passe – após 5 jardas a frente do começo da jogada,
não é permitido contato entre os recebedores e seus marcadores.
* Formação de pilha (15 jardas).
* Agressão ao kicker (15 jardas) – quando o kicker é empurrado depois de ter chutado a bola.
* Agressão ao quarterback (15 jardas) – quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe.
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