quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A historia do esqui aquatico...


Criado no início do século XX, o esqui aquático passou a ser praticado em todo o mundo a partir de 1936, quando esquiadores europeus provocaram impacto com uma grande exibição em Nova York.
Esqui aquático é o esporte em que o praticante desliza sobre a superfície da água com o auxílio de esquis semelhantes aos utilizados na neve, rebocado por uma lancha a motor, a uma velocidade mínima de 24km por hora. No início de cada corrida, o esquiador abaixa-se na água e segura um cabo, de comprimento variável, que tem a outra extremidade presa à lancha. Quando esta arranca, ele se levanta e, para equilibrar-se, inclina o corpo ligeiramente para trás. Nessa posição, desliza sobre a água durante o tempo em que o barco estiver em movimento.
Os esquis são produzidos em diversos materiais, como madeira, alumínio e fibra de vidro. Os utilizados para divertimento pessoal têm em geral cerca de 1,7m de comprimento por vinte centímetros de largura. Os usados em competições são mais curtos e especialmente desenhados para que os esquiadores dêem uma volta completa durante as acrobacias.
Acredita-se que o esqui aquático teve origem nos esportes de inverno europeus, em que esquiadores eram puxados sobre a neve por cavalos. Muitos já deslizavam sobre a água com esquis de neve quando foi registrada a primeira patente de esqui aquático, por volta de 1900, pelo americano Fred Walter, que em 1914 venceu uma competição em Londres. No fim da década de 1930, o esporte já se tornara popular nos Estados Unidos, Reino Unido, França  e Austrália.
No início da década de 1960 surgiu uma nova modalidade de esqui aquático. Nela, o esquiador é preso a uma espécie de pipa leve e de grandes dimensões. Deslizando contra o vento, é alçado da água e pode atingir uma altura de trinta metros. À medida que a lancha reduz a velocidade, o esquiador inicia o movimento descendente e aterrissa suavemente na água.
Embora praticado mais como divertimento individual, o esqui aquático tornou-se também um popular esporte de competição. Nas disputas, os participantes demonstram sua habilidade sobre um e sobre dois esquis, tanto em águas calmas quanto na esteira do barco. Para os saltos, são utilizadas rampas de 7,3m de comprimento e 1,8m de altura. Os esquiadores são julgados tanto pela altura quanto pelo estilo do salto.
Na modalidade slalom, é necessária muita técnica para se completar um percurso sinuoso a velocidade cada vez maior, até atingir 55km por hora. O desportista deve ser capaz de fazer curvas rápidas e bruscas e mostrar equilíbrio> ao cruzar a esteira do barco. Grande parte das competições internacionais é promovida pela Associação Americana de Esqui Aquático, fundada na Flórida em 1939. Em 1946, França, Bélgica e Suíça fundaram a primeira federação internacional e, meses depois, Estados Unidos e México criaram uma segunda. Os recordes do esporte são registrados pela União Internacional de Esqui Aquático (WWSU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário