quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A história do hokei


A primeira modalidade de Hóquei que surgiu foi em campo, também chamado de em grama, que é praticado por duas equipes de 11 jogadores cada. O esporte é praticado conduzindo a bola com um stick, nome dado ao taco que cada jogador possui em tal esporte, e tem como objetivo fazer o maior número possível de gols. Embora a tradição dessa prática remonte aos persas milênios atrás, o esporte é atribuído aos ingleses do final do século XIX. O desporto se popularizou nas colônias britânicas e, hoje, é praticado em todos os continentes. Todavia foi a categoria sobre o gelo que se tornou mais famosa no mundo.
O Hóquei  sobre o gelo surgiu no Canadá como uma variante do Hóquei em campo. Soldados britânicos fizeram os primeiros jogos sobre rios e lagos congelados no rigoroso inverno canadense. O primeiro jogo em local fechado só foi realizado em 1875 em Montreal. Dois anos depois, foram elaboradas as regras para o esporte. Como o desporto foi transferido da grama para o gelo, algumas adaptações foram necessárias. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira e cada equipe passou a contar com nove jogadores. O sucesso foi rápido e várias equipes foram criadas no Canadá no decorrer da década de 1880. O número de equipes e a qualidade do jogo cativou o governador geral do Canadá Lord Stanley of Preston, que decidiu criar uma competição na qual o vencedor ganharia um troféu de prata doado por ele, em 1898. O esporte havia começado a ser praticado nos Estados Unidos três anos antes. As esquipes dos dois países foram unificadas em uma única competição chamada de National Hockey League (NHL), em 1917, que dava ao vencedor o troféu que é chamado até hoje de Stanley Cup.
Em 1920 começou a ser disputado o campeonato mundial de Hóquei no gelo, que tem como maiores campeões o Canadá, a União Soviética e a Suécia. A NHL é o campeonato de uma modalidade esportiva praticado há mais tempo no mundo e tem como maior vencedor o Montreal Canadians. Por outro lado, foi o primeiro campeonato a ser completamente suspenso durante a temporada 2004/2005 porque os jogadores se recusaram a jogar, uma vez que os times não tinham dinheiro suficiente para pagar seus salários. A consequência desse protesto foi a imposição de um teto salarial que é igual para todos os times, o que os nivelou e deixou a competição mais equilibrada.
Todos os jogadores e juízes usam patins no Hóquei no gelo. Os jogadores usam seus sticks para conduzir o puck, disco que hoje é de borracha. O objetivo continua sendo o de fazer o maior número de gols. Pelo fácil deslocamento no gelo, o jogo de Hóquei é um dos mais rápidos do mundo. É também um dos jogos mais violentos e agressivos e, por isso, o equipamento de proteção é indispensável. Além disso, embora sejam proibidas, as brigas são comuns nos jogos. Outra adaptação feita ao jogo foi a redução do número de jogadores de nove para cinco por equipe. Mas o esporte permite a troca ilimitada de jogadores no decorrer do jogo.
O Hóquei no gelo é o principal esporte do Canadá e muito popular nas regiões nordeste e centro-norte dos Estados Unidos. É muito admirado, sobretudo, em países de clima frio como Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia, Eslovênia e Letônia, mas também é praticado em países de clima temperado, tendo em vista que para praticar o Hóquei basta haver uma arena especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário