Quando se fala em Havaí, a primeira imagem que nos vêm à cabeça é a do próprio paraíso tropical na terra, ondas gigantescas, a meca do surf, hula-hula, vulcões e outras coisas.
Perdida no Pacífico, ao sul do trópico de câncer, a 3.846 Km a oeste de São Francisco e a 6.196 Km a leste do Japão, está o arquipélago do Havaí, composto de 8 grandes ilhas vulcânicas, sendo que a maior, Kona ou Big Island é o teatro atual e anual da mais importante, emocionante, difícil e o sonho todo triathleta: O Ironman - A prova que consagrou o triathlon para o mundo, e cujos concluintes são aclamados “homens de ferro “.
O Ironman nasceu como uma aposta louca para se conhecer os limites da resistência humana, até então o máximo de loucura aceitável era os 42.195 metros da lendária maratona do grego Pheidippides.
Tudo começou em torno das canecas cheias de cerveja na Brasserie Primo Brewery, Honolulu, Capital do Estado do Havaí, que fica na Ilha de Oahu. Era uma dezena de marinheiros com idades variando entre 30 e 40 anos, afogando na cerveja a amargura de uma derrota numa corrida de revezamento super rápida, em que haviam sido batidos por jovens mariners. Inconformados com a derrota, eles se perguntavam como poderiam provar que eles eram mais resistentes e ainda capazes de ganhar dos mais jovens, qual a prova havaiana que representava o maior desafio? Seriam os 3.800 metros de natação da tradicional Waikiki Rough Water Swim? Ou 180 Km de ciclismo da famosa Around the Island Bike Race? Ou ainda os intermináveis 42,195 Km da maratona de Honolulu? Um capitão da marinha, de 42 anos, John Collins, levantou-se e lançou o desafio: A prova mais dura seria aquela que englobasse as três provas mais difíceis da ilha juntas e no mesmo dia. Todo mundo riu, no que ele completou: “Conheço 11 pessoas que conseguiriam ir até o fim“. A idéia fez seu caminho, e alguns meses depois daquele fim de tarde de Outubro de 1977, mais precisamente no dia 18 de Fevereiro de 1978, 15 homens, na sua maioria corredores ou nadadores se apresentaram para a largada do primeiro Ironman da história.
Eles não podiam imaginar que estavam escrevendo uma página importante, a primeira, aliás, da história de um novo esporte que em poucos anos iria se difundir pelo mundo inteiro e conquistar milhões de adeptos. Um motorista de táxi de Honolulu, John Haller, foi o primeiro homem de ferro a completar a prova com o tempo de 11 horas 46 minutos e 58 segundos.
Dos 15 que largaram em Waikiki Beach, 12 a completaram. A prova que ninguém acreditava ser possível havia encontrado seu nome e seu primeiro herói. Em 1982 a quinta edição da prova ganhou um patrocinador, a cerveja Bud Light. Ela ganhou dimensões e hoje apenas 1.500 atletas podem participar sendo a única prova do mundo a ter uma seletiva.
O Ironman é um sucesso de público e crítica, o maior “Best-Seller” do triathlon, a prova referência como modelo de organização, alegria e distância. E foi exatamente por causa do Ironman, e não poderia ser de outra maneira, que surgiram os primeiros triathletas tupiniquins e depois deles as primeiras provas.
O triathlon em sua versão inicial, ou seja, o Ironman deu origem a novas modalidades e distância.
Especificamente no triathlon, além da distância clássica do Ironman, temos atualmente o Meio Ironman: (1.900 metros de natação, 90 Km de ciclismo e 21 Km de corrida); a distância olímpica: (1.500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida) e o Shot-Triathlon: (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida), além das modalidades Aquathlon e Biathlon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário