Arrancada ou Drag Racing é uma competição onde dois veículos (carros ou
motocicletas) tentam cobrir um determinado percurso, em linha reta,
no menor tempo possível, partindo com o carro parado. Diferente da
irresponsabilidade de alguns motoristas que ainda teimam em tirar "rachas"
na rua, a Arrancada é um esporte onde pilotos bem preparados e em local
apropriado competem oficialmente.
Esta
modalidade surgiu no leito seco do Lago Muroc no deserto do Mojave na
Califórnia, logo após a Segunda Guerra Mundial. No início, jovens americanos
apaixonados por velocidade, mas sem muito dinheiro, passaram a construir
seus carros a partir de sucatas de roadsters (veículos conversíveis de dois
lugares) encontrados em ferros-velhos, transformando-os em supermáquinas
equipadas com motores V8 de grande cilindrada.
|
|
|
O
resultado deste “casamento” deu origem a verdadeiros bólidos, que mais
tarde ganhariam o apelido de hot rods (rods em abreviação a roadsters e em referência às bielas, rods em
inglês). As corridas, em princípio, eram apenas diversão e brincadeira para
os seus participantes, que mediam a força de seus carros dentro de um
percurso de 402 metros (1/4 de milha) pelas ruas da Califórnia.
Percebendo que toda essa manifestação dos jovens estava sendo feita sem
nenhum critério de segurança nem responsabilidade, surge Creighton
Hunter, um apaixonado por motores fortes, que resolveu oficializar a
corrida, adotando uma pista de pouso da Força Aérea Americana em Santa
Ana (Califórnia) criando assim, a primeira associação para profissionais
do esporte de Arrancada.
|
Além dos Estados Unidos e Canadá, as competições de Arrancada fazem um
sucesso inacreditável aqui no Brasil, Austrália, Nova Zelândia ,
Japão, Aruba, México, Grécia, Malta, África do Sul e em alguns países
europeus, como Finlândia, Alemanha, Suécia e Noruega. A distância mais
comum é um quarto de milha (402 m), embora um oitavo de milha (201
m) também seja bastante popular.
Os primeiros “dragsters” eram pouco mais do
que carros da rua com os motores levemente modificados. Posteriormente,
os motores e os combustíveis tornaram-se mais exóticos, mais poderosos,
e, naturalmente, mais temperamentais. Foi uma tremenda evolução.
A segurança e a inovação foram itens que pavimentaram o
desenvolvimento da Arrancada. Os dragsters superiores de hoje são
maravilhas computadorizadas projetadas com perfis lustrosos e
superfícies de sustentação traseiras testadas em túnel de vento. São
os veículos de aceleração mais rápidos na face da terra.
Com essa evolução, as barreiras da velocidade caíram: 260 mph em
1984; 270 em 1986; 280 em 1987; 290 em 1989. A mágica barreira de
300 mph caiu em 1992. Apenas sete anos mais tarde, em 1999,
Schumacher Tony transformou-se o primeiro a atingir 330 mph, em
Phoenix, Arizona. Como não poderia deixar de ser, as principais
competições, bem como os melhores carros e pilotos estão na terra do
Tio Sam, onde os Top Fuels percorrem os 402 mts em aproximadamente 4
segundos, com velocidades superiores a 500 km/h.
|
Para muitos,
competir é um passatempo, mas alguns vêem a Arrancada como um
bom negócio e a tratam com muito profissionalis-mo. A maioria dos
pilotos competem pela pura emoção de dirigir em velocidade
elevada. É só adrenalina. Mesmo o percurso light de 201 metros
garante ao piloto adrenalina de sobra, pois atinge
facilmente 160 quilômetros nesse curto espaço. O piloto fica
esperando a luz verde aparecer e pronto, já chegou. São
aproximadamente oito segundos para atravessar a pista toda. É
muito rápido.
Os carros que
participam dos campeonatos são divididos em categorias de acordo
com a motorização, nível de envenenamento e tração. Os tempos
são medidos por sistema de cronometragem computadorizado, com
auxílio de fotocélulas e sinal de largada multi-sequencial
apelidado de “Pinheirinho” (christmas tree em inglês, em alusão
a uma árvore de Natal).
|
|
|
|
As largadas ou
“puxadas” são realizadas em duplas e divididas por categorias, que
na maioria dos casos consegue agrupar os mais diferentes tipos de
veículos, dividindo-os pela potência ou pelo nível de preparação de
cada um.
No Brasil, a
primeira competição aconteceu em Curitiba, em Fevereiro de 1958.
A disputa, então denominada de “Primeiro Quilômetro Parado de
Curitiba" foi realizada no percurso de 1.000 metros , e teve
como destaque o protótipo “Semi Suicide Special” de Marcos
Corção, pilotado por Albert “Totty”Glaser Júnior, recordista
brasileiro de modalidade na categoria Força Livre com o tempo de
9 segundos e velocidade final de quase 200km/h.
Por
conta disso podemos dizer que se São Paulo é a capital do
automobilismo, Curitiba é a capital da Arrancada, tamanho o sucesso
que a modalidade alcançou naquela cidade.
|
Mas para
quem acompanha as disputas, as provas realizadas em Interlagos e no
Autódromo de Piracicaba, cada dia melhoram mais. A quantidade de
pilotos vem crescendo, a qualidade das provas idem. O público ainda
está aquém do esperado, mas os organizadores pretendem reverter
brevemente este quadro, tornando as competições oficiais um ponto de
encontro marcado na agenda dos jovens e aficionados, retirando da
ilegalidade os carros que promovem rachas e levam perigo às
ruas, tornando a Arrancada cada vez mais respeitada e competitiva.
Dia 24 e 25 de
fevereiro foi a vez de Interlagos e como não podia deixar de ser
mais de 140 pilotos participaram, tornando o final de semana
emocionante para quem esteve presente. Embora seja um reduto
masculino, as moças bonitas não deixaram de levar um brilho especial
aos boxes.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário